sábado, 24 de novembro de 2012

Seleção Simplificada – PROGRAMA ENSINO MÉDIO EM AÇÃO

A Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, informa que estão abertas, de 23 de novembro de a 06 de dezembro de 2012, as inscrições para professores e coordenadores da rede pública estadual que desejem atuar como Articuladores Regionais no Programa ENSINO MÉDIO EM-Ação. Serão selecionados sete professores de língua portuguesa, nove de matemática e três pedagogos, conforme tabela de vagas em anexo. Os professores que desejarem inscrever-se devem apresentar os seguintes pré-requisitos: • Possuir cargo efetivo do quadro do Magistério Público do Estado da Bahia; • Ter matrícula/cadastro em regime de 40 horas semanais; • Ter formação na área de atuação (letras, matemática e pedagogia); • Ter conhecimentos básicos de informática (e-mail, editor de texto, planilha eletrônica e criação/edição e exibição de apresentações gráficas); • Ter conhecimentos básicos da Plataforma Moodle; • Ter disponibilidade para realizar viagens periódicas para visitação às escolas atendidas pelo Programa. • Disponibilidade para participar de reuniões, eventos e demais programações do Programa. • Os pedagogos deverão ter experiência em coordenação pedagógica. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, assinar, escanear e encaminhá-la, juntamente com o currículo lattes, para o email programaemacao.iat@gmail.com. O material será analisado pela coordenação, observando a formação acadêmica, titulação e a experiência profissional necessária ao perfil para atuar no Programa. Após a divulgação da lista de homologados, acontece a segunda etapa da seleção, que consiste em entrevista e prova didática em datas a serem divulgadas neste site. Esta etapa poderá ocorrer através de videoconferência. Os professores e pedagogos aprovados na seleção simplificada participarão da formação para atuarem como Articuladores Regionais e coordenadores do Programa EM-Ação, respectivamente, de acordo com as diretrizes e instrumentos norteadores do Programa. Edital e quadro de vagas Informações: 3116-9323/9063/9105/9389

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas

Estou me dirigindo a você para esclarecer a proposta do Governo da Bahia de promoção na carreira, a partir do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, com o objetivo de aprimorar sua formação e, desta forma, contribuir cada vez mais para a qualidade da educação no Estado. O curso, ministrado pela Universidade de Brasília (UnB), será realizado, integralmente, na modalidade à distância, com carga horária total de 120 horas. A inscrição estará disponível no período de 23 de novembro a 6 de dezembro, no site da Universidade de Brasília: www.cead.unb.br/bahia. Este curso lhe possibilitará progressão na carreira, com ganho médio de 14%, desde que seja cumprida a carga horária mínima de cada etapa do curso. A primeira promoção acontece com a conclusão da primeira etapa do curso, que terá carga horária de 60 horas, com ganho financeiro retroativo a novembro deste ano. Para tanto, você precisa de, ao menos, 75% de frequência. Já a segunda promoção acontece ao final do curso, com ganho financeiro assegurado a partir de março de 2013. Neste caso, também será observada 75% de frequência. Para viabilizar essa ação, o Governo da Bahia enviou à Assembleia Legislativa Projeto de Lei, e tão logo seja aprovado, publicaremos o regulamento com informações mais completas. Observo que este projeto se destina, exclusivamente, às promoções concedidas nos anos de 2012 e 2013, ficando suspensa, neste período, a avaliação de desempenho". Contamos com sua participação. Cordialmente, Osvaldo Barreto Secretário da Educação do Estado da Bahia CURSO ASSEGURA PROMOÇÃO NA CARREIRA O Governo da Bahia enviou à Assembléia Legislativa projeto de lei que possibilita a promoção na carreira do professor, por meio de curso de atualização. Para isso, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia institui o Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas para os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. Além de aprimorar a formação dos educadores, o curso possibilitará a progressão na carreira, com ganho médio de 14%, sendo a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda promoção a partir de março de 2013. O curso será realizado pela Universidade de Brasília (UnB), na modalidade de Educação a Distãncia (EaD), dividido em duas etapas de 60 horas cada, perfazendo 120 horas no total. As inscrições estarão abertas no período de 23 de novembro a 6 de dezembro, diretamente no site da Universidade: www.cead.unb.br/bahia TIRE SUAS DÚVIDAS: Qual o objetivo do curso? Boletim Educadores - O Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas tem o objetivo de contribuir para a formação dos professores e coordenadores pedagógicos, de modo a fortalecer a qualidade da educação básica do Estado da Bahia. Qual a duração e funcionamento do curso? BE - O curso terá a duração total de 120horas, dividido em duas etapas de 60 horas cada, e será ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD). Qual o benefício financeiro desse curso? BE - Esse curso possibilitará ao professor ter até duas promoções nos graus da carreira, podendo ter um ganho médio de 14% no salário. Quando ocorrerá esse ganho financeiro? BE - A primeira promoção será retroativa a novembro deste ano, quando da conclusão da primeira etapa do curso. A segunda promoção ocorrerá após a finalização total do curso e seus efeitos financeiros estão assegurados a partir de março de 2013. Como ter direito a esse ganho financeiro? BE - Para ter direito à primeira promoção, o participante deverá concluir a primeira etapa do curso, cumprindo o mínimo de 75% da carga horária. Para a segunda promoção, o participante deverá concluir a segunda etapa, cumprindo, também, o mínimo de 75% da frequência. Como será computada a frequência no curso? BE - A frequencia será computada pelo acesso e participação nas atividades do curso. O acompanhamento será feito no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade de Brasília(UnB). O curso pode ser utilizado para gratificação de estímulo à qualificação profissional? BE - Não. Esse curso é destinado à promoção na carreira nos anos de 2012 e 2013. Qual a orientação para quem está em estágio probatório? BE - Os professores que finalizam estágio probatório até 31 de dezembro de 2013 podem participar deste curso. Para os professores que deverão concluir o estágio probatório em 2014 e 2015, a Secretaria da Educação vai instituir nova edição do curso nesses anos exclusivamente para esse grupo de profissionais. Quem não pode participar do curso? BE - Não poderão participar do curso e, portanto, não terão direito à promoção: a) os afastados por motivo de licença sem vencimento b) os afastados por motivo de suspensão disciplinar ou preventiva c) à disposição de qualquer órgão ou entidade pública federal, estadual ou municipal, exceto, nesse último caso, se o mesmo estiver em efetivo exercício na respectiva Secretaria da Educação.fonte:sec-ba

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Chamada pública Gestar 2012

Estão abertas as inscrições para professores da rede pública estadual que desejam atuar como formadores de língua portuguesa e matemática do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, nas 32 DIRECs. A Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, informa que para participar o professor, ocupante de cargo efetivo do quadro do Magistério Público do Estado da Bahia, com matrícula em regime de 40 horas semanais, deve possuir formação em letras ou matemática, ter conhecimentos básicos de informática, sobre o programa, apresentar disponibilidade para realizar viagens periódicas, visitas às escolas, participar de reuniões, eventos e de demais programações extraordinárias. A coordenação fará a análise do currículo observando a formação acadêmica e a profissional, avaliando a titulação e a experiência profissional favorável ao perfil para atuar no programa, seguindo-se à chamada do selecionado para ingressar no processo de seleção simplificada. As datas das outras etapas da seleção (entrevista e prova didática) serão divulgadas aqui, no portal do educador baiano, posteriormente. Os candidatos selecionados, após prévio treinamento, serão os professores formadores do Projeto-ação Um GESTAR em cada ESCOLA nas áreas de língua portuguesa e de matemática, baseando-se nos instrumentos didáticos do programa e com foco no Ensino Fundamental II. Para participar da seleção, o candidato deve encaminhar o currículo, preencher a ficha de inscrição e enviá-la assinada e escaneada para o e-mail selecaogestarbahia@gmail.com.Ficha de inscrição