Professor(a): Antonio
Carlos Barroso
Turma: 6º ano do Ensino Fundamental
Disciplina:
Matemática
01 – COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A SEREM TRABALHADAS
NO DECORRER DO ANO
As competências gerais da
BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento
didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de
conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e
valores, nos termos da LDB.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a
curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo
a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos
das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas
e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para
se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões
comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física
e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de
conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro
e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
02 – COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE
MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana,
fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes
momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar
problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de
investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos
conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e
procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra,
Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento,
sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar
conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca
de soluções.
4. Fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de
modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes,
para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos
convincentes.
5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas,
inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas
cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e
resultados.
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos,
incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário,
expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes
registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na
língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas,
e dados).
7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo,
questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos,
sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos
e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa,
trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para
responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a
identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada
questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
03 – Temas a serem trabalhados:
BIMESTRE
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UNIDADES TEMÁTICAS
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OBJETOS DE CONHECIMENTO
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HABILIDADES
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1 BIMESTRE - 6º Ano
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Números
Números
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Sistema de numeração decimal: características, leitura,
escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados
na forma decimal
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(EF06MA01)
Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA02)
Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo
ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a
sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função
do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números
naturais e números racionais em sua representação decimal.
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Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação) com números naturais Divisão euclidiana
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(EF06MA03)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de
calculadora.
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Fluxograma para determinar a paridade de um número natural
Múltiplos e divisores de um número natural Números primos e compostos
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(EF06MA04)
Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que
indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural
qualquer é par).
(EF06MA05)
Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações
entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é
fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de
divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que
envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
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Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência,
comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural;
adição e subtração de frações
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(EF06MA07)
Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de
inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
(EF06MA08) Reconhecer que os números
racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal,
estabelecer relações entre essas representações, passando de uma
representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.
(EF06MA09)
Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma
quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de
calculadora.
(EF06MA10)
Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números
racionais positivos na representação fracionária.
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Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação) com números racionais
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(EF06MA11)
Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na
representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a
potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e
arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de
calculadora.
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Aproximação de números para múltiplos de potências de 10
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(EF06MA12)
Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da
potência de 10 mais próxima.
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2 º BIMESTRE - 6º Ano
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Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas,
sem fazer uso da “regra de três”
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(EF06MA13)
Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de
proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias
pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira,
entre outros.
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Álgebra
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Propriedades da igualdade
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(EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e
utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de
problemas.
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Problemas que tratam da partição de um todo em duas partes
desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes e o todo
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(EF06MA15)
Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em
duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem
como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
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Geometria
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Plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a
pares ordenados
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(EF06MA16)
Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º
quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
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Prismas e pirâmides: planificações e relações entre seus
elementos (vértices, faces e arestas)
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(EF06MA17)
Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas
de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver
problemas e desenvolver a percepção espacial.
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Polígonos: classificações quanto ao número de vértices, às
medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados
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(EF06MA18)
Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e
ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas
representações no plano como em faces de poliedros.
(EF06MA19)
Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às
medidas dos lados e dos ângulos.
(EF06MA20)
Identificar características dos quadriláteros, classificá-los
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3º BIMESTRE - 6º Ano
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Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de
figuras planas em malhas quadriculadas
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(EF06MA21)
Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução,
com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
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Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo
uso de réguas, esquadros e softwares
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(EF06MA22)
Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para
representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de
quadriláteros, entre outros.
(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver
situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de
deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias
fornecidas etc.).
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Grandezas e medidas
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Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como
comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume
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(EF06MA24)
Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa,
tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume
(sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos,
sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou
relacionadas às outras áreas do conhecimento.
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Ângulos: noção, usos e medida
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(EF06MA25)
Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
(EF06MA26) Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes
contextos e em situações reais, como ângulo de visão. (EF06MA27) Determinar
medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias
digitais.
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Plantas baixas e vistas aéreas
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(EF06MA28)
Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e
vistas aéreas.
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Perímetro de um quadrado como grandeza proporcional à
medida do lado
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(EF06MA29)
Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um
quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados,
para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não
ocorre com a área.
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4º BIMESTRE- 6º Ano
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Probabilidade e estatística
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Cálculo de probabilidade como a razão entre o número de
resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral
equiprovável Cálculo de probabilidade por meio de muitas repetições de um
experimento (frequências de ocorrências e probabilidade frequentista)
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(EF06MA30)
Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número
racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com
a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
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Leitura e interpretação de tabelas e gráficos (de colunas
ou barras simples ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e
variáveis numéricas
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(EF06MA31)
Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos
(título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA32)
Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre
contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre
outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos
e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
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Coleta de dados, organização e registro Construção de
diferentes tipos de gráficos para representá-los e interpretação das
informações
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(EF06MA33)
Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas
pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro,
representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de
gráficos e texto.
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Diferentes tipos de representação de informações: gráficos
e fluxogramas
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(EF06MA34)
Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações
entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando
as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).
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03 – Metodologia:
Aulas expositivas;
Trabalhos em
equipes;
Vídeo aulas;
Class room (
sala digital).
04 – Recursos didáticos:
- Quadro Negro / Giz / Apagador;
- Jornais, cartazes, revistas e livros;
- Textos manuais;
- Televisão
- Aparelho de Som
- Aparelho DVD
- Filmes em DVD
- Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações)
- Máquina Fotográfica Digital
- Computador com projetor
- Jornais, cartazes, revistas e livros;
- Textos manuais;
- Televisão
- Aparelho de Som
- Aparelho DVD
- Filmes em DVD
- Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações)
- Máquina Fotográfica Digital
- Computador com projetor
05 – Avaliação da aprendizagem:
-Participação dos alunos em sala de aula;
- Caderno (organização);
- Relatórios;
- Provas;
-Tarefas;
-disciplina.
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