Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da Matemática


Rosimar Gouveia

Dia Nacional da Matemática ou simplesmente Dia da Matemática, é comemorado no Brasil em 6 de maio.
Essa data foi escolhida em homenagem ao matemático Julio César de Mello e Souza (1895-1974), nascido em 6 de maio e conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.
A celebração tem como principal objetivo incentivar a mobilização de professores e alunos para a realização de atividades educativas e culturais, tendo como elemento central a Matemática em suas diversas dimensões.

Quem foi Malba Tahan?

Julio César de Mello e Souza nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro. Passou a usar o pseudônimo de Malba Tahan para conseguir editar os seus livros.
Escreveu mais de 120 livros, dos quais 50 deles dedicados à Matemática, sendo o mais famoso intitulado "O Homem que Calculava", publicado em 1938.
Professor, pesquisador, engenheiro, escritor e editor, acreditava que o ensino de Matemática poderia ser desafiador e envolvente.
Ele ensinava Matemática por meio de atividades lúdicas e imaginativas. Usando personagens árabes, criava histórias e enigmas que despertavam a curiosidade nos alunos.
Malba Tahan

Como surgiu a data?

Em 1995, ano de comemoração do centenário de Malba Tahan, uma comissão formada por especialistas na vida e obra do matemático propuseram a criação do dia da Matemática.
Neste mesmo ano, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo a criação da data comemorativa, no Estado do Rio de Janeiro e no Município de São Paulo.
Em 2004, foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei para a criação do Dia da Matemática.
A iniciativa, no entanto, foi aprovada quase 10 anos mais tarde, em 5 de Junho de 2013, e decretado pela presidência da República no dia 26 de Junho de 2013, por meio da lei número 12.835.

Motivos para Comemorar

A pesquisa Matemática no Brasil, nos últimos tempos, tem muitos motivos para comemorar.
Em 2018, o Brasil passou a integrar o grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU). Apenas 10 países, dos 76 integrantes, fazem parte deste grupo de elite.
A IMU é um organismo que reúne as sociedades Matemáticas de todo o mundo. Seu principal objetivo é promover a cooperação internacional nesta área.
Ser promovido para o grupo 5, significa que o Brasil apresenta uma produção científica de excelência, um número significativo de alunos de doutorado e pesquisadores reconhecidos internacionalmente.

Prêmios

Além da promoção ao grupo 5 do IMU, os pesquisadores brasileiros receberam importantes prêmios internacionais.
O matemático Arthur Ávila recebeu, em 2014, a medalha Fields que é considerado o prêmio nobel da Matemática. Seu trabalho é na área de Matemática pura, com foco nos estudos sobre os sistemas dinâmicos.
Em 2016, o matemático Marcelo Viana foi o primeiro brasileiro a receber a principal premiação científica da França, o Grande Prêmio Científico Louis D.

Atividades para o dia

Nas escolas, os professores podem promover uma exposição para apresentar a biografia e as obras de Malba Tahan. Pode-se ainda fazer rodas de leituras com seus livros.
Gincanas com jogos e resolução de desafios, além de apresentação de animações e vídeos, podem ser um grande incentivo para mostrar que a Matemática pode sim ser divertida.

Frases

  • "A matemática é a rainha das ciências". (Carl Friedrich Gauss)
  • "A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo". (Galileo Galilei)
  • "A matemática é a única linguagem que temos em comum com a natureza." (Stephen Hawking)
  • "Os números governam o mundo." (Platão)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de curso de Matemática de acordo ao BNCC 6º ano 2020

PLANEJAMENTO ANUAL 20 20 Professor(a): Antonio Carlos Barroso                                               Turma: 6º ano do Ensino Fundamental Disciplina: Matemática 01 –   COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A SEREM TRABALHADAS NO DECORRER DO ANO As competências gerais da BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2 . Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investig

Planificação de Poliedros

Postado  por  Antonio Barroso