segunda-feira, 3 de junho de 2013

INSCRIÇÕES PARA O PROFMAT VÃO ABRIR NO PRÓXIMO DIA 01 DE JUNHO

PROFMAT1_EDAcontecem no período de 01 de junho a 05 de julho, as inscrições para o processo seletivo para admissão da turma 2014 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). A inscrição no Exame será efetuada exclusivamente via internet, na página http://www.profmat-sbm.org.br. O período de inscrição terá início no dia 01 de junho de 2013 e se encerrará às 23 horas e 59 minutos do dia 05 de julho de 2013, considerando o horário oficial de Brasília, DF.
O Exame consistirá numa única prova, realizada no dia 31 de agosto de 2013, com duração máxima de 4 (quatro) horas. O horário limite para acesso às salas de prova é até 13h do horário oficial de Brasília, DF.
Pode inscrever-se no Exame somente portador de diploma de curso superior devidamente registrado no Ministério da Educação ou estudante de curso superior com conclusão prévia ao ato da matrícula, devidamente comprovada perante a respectiva Instituição Associada.
Em caso de não comprovação da conclusão de curso superior, a Instituição Associada poderá negar a matrícula do candidato, ensejando a sua exclusão sem direito a qualquer ressarcimento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 47,00 (quarenta e sete reais) e será pago, exclusivamente, por meio de boleto bancário emitido pelo Banco do Brasil
A inscrição no Exame implica, por parte do candidato, a aceitação integral das normas do Regimento do PROFMAT (http://www.profmat-sbm.org.br/regimento.asp), do Edital e do Regimento Geral e instrumentos reguladores da Pós-Graduação na Instituição Associada em que deseja matricular-se, das quais não poderá alegar desconhecimento.
Veja mais detalhes no edital no link abaixo:
http://www.profmat-sbm.org.br/docs/Edital_05_Exame_Nacional_Acesso_2014_Retificado.pdf

Complementação de carga horária dos cursos de formação continuada: GESTAR e PROGESTÃO

Complementação de carga horária dos cursos de formação continuada: GESTAR e PROGESTÃO
O Instituto Pró Saber, em parceria com a Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), oferece a complementação dos Cursos de Formação Continuada do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR) e Programa de Capacitação para Gestores Escolares (PROGESTÃO), voltado para professores e gestores da rede pública de ensino, com a finalidade de qualificar os profissionais que concluíram e foram certificados nesses programas, a nível de Pós-graduação, baseando-se na perspectiva de aprimoramento, ampliação de conhecimentos, desenvolvimento de competências para superar os constantes desafios da educação, através de uma proposta diferenciada e da complementação de estudos.
A proposta curricular será baseada nos módulos realizados durante o curso de formação continuada, oferecendo o sistema de aproveitamento de estudos, de acordo com o Artigo 41 da Lei 9394/96, articulando teoria e prática para o melhor desempenho da função que exerce cada profissional nas instituições de ensino. A carga horária total, com o aproveitamento de estudos será:
  • 300h:aproveitamento de estudos do curso de formação continuada do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR) ou Programa de Capacitação para Gestores Escolares (PROGESTÃO);
  • 120h: estudos das disciplinas de complementação, com orientação e elaboração de TCC.
Total: 420h

GESTAR

Gestar Língua Portuguesa – Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa

Público-Alvo: A proposta da formação destina-se aos professores, graduados, que concluíram o curso de Formação Continuada do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR) I ou II, oferecido pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

O aproveitamento de estudos serão referentes as seguintes disciplinas:
  1. Pesquisa e Educação a Distância (PED);
  2. Ética Profissional;
  3. Leitura e Produção de Textos (Gêneros Textuais);
  4. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa;
  5. Oralidade e Letramento;
  6. Sociolinguística;
  7. Teorias Linguísticas e Gramaticais;
  8. Tópicos Especiais em Análise do Discurso

DISCIPLINAS A SEREM CURSADAS:

  1. Metodologia do Trabalho Científico
  1. Planejamento e Avaliação Educacional
  2.  Metodologia do Ensino Superior
  3. Pesquisa e Orientação TCC*

ATENÇÃO: Todo o material didático será disponibilizado online. O aluno deverá enviar para o Instituto apenas as atividades de módulos referente as disciplinas a serem cursadas. Os demais módulos servirá para o aluno como atualização de estudos.

Linhas de Pesquisa
  • Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa;
  • Oralidade, Letramento e Ensino;
  • Práticas de Leitura e Escrita;
  • Gramática e Ensino;
  • Práticas Pedagógicas do Professor de Português;
  • A Formação do Professor de Língua Portuguesa;
  • Diversidade Linguística e Ensino;
  • Propostas Metodológicas para o Ensino de Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos Ambientes Virtuais de Aprendizagens.


Gestar Matemática – Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Público-Alvo: A proposta da formação destina-se aos professores, graduados, que concluíram o curso de Formação Continuada do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR) I ou II, oferecido pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

O aproveitamento de estudos serão referentes as seguintes disciplinas:
  1. Pesquisa e Educação a Distância (PED);
  2. Ética Profissional;
  3. Educação Matemática;
  4. Lógica em Fundamentos de Matemática;
  5. Matemática e Relações Interdisciplinares;
  6. Metodologia do Ensino de Matemática;
  7. Noções de Cálculo Financeiro;
  8. Tópicos Especiais de Matemática.

DISCIPLINAS A SEREM CURSADAS:

  1. Metodologia do Trabalho Científico
  2. Matemática e Novas TIC
  3. Metodologia do Ensino Superior
  4. Pesquisa e Orientação TCC*

ATENÇÃO: Todo o material didático será disponibilizado online. O aluno deverá enviar para o Instituto apenas as atividades de módulos referente as disciplinas a serem cursadas. Os demais módulos servirá para o aluno como atualização de estudos.

Linhas de Pesquisa
  • Educação Matemática;
  • Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação;
Metodologia do Ensino da Matemática.


PROGESTÃO

Progestão – Pós-Graduação em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional

Público-Alvo: A proposta da formação destina-se aos professores, graduados, que concluíram o curso de Formação Continuada do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (PROGESTÃO), oferecido pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

O aproveitamento de estudos serão referentes as seguintes disciplinas:
  1. Pesquisa e Educação a Distância (PED);
  2. Ética Profissional;
  3. A Função da Escola na Construção de Valores Sociomorais
  4. Introdução à Gestão, Supervisão e Orientação Educacional;
  5. Política, Legislação e Organização da Educação no Brasil;
  6. Políticas Públicas Educacionais;
  7. Projeto Político Pedagógico Institucional;
  8. Práticas Pedagógicas do Gestor, Supervisor e Orientador Educacional.

DISCIPLINAS A SEREM CURSADAS: 
    1. Metodologia do Trabalho Científico
    2. Métodos e Técnicas de Trabalho com Famílias
    3. Metodologia do Ensino Superior
    4. Pesquisa e Orientação TCC*

ATENÇÃO: Todo o material didático será disponibilizado online.O aluno deverá enviar para o Instituto apenas as atividades de módulos referente as disciplinas a serem cursadas. Os demais módulos servirá para o aluno como atualização de estudos.

Linhas de Pesquisa
  • Políticas Educacionais;
  • Planejamento e Avaliação em Gestão Escolar;
  • Gestão, supervisão e orientação escolar;
  • Educação e Sociedade.

* O Trabalho de Conclusão de Curso deverá versar sobre Propostas Pedagógicas do Curso.

PRÉ-REQUISITOS PARA A COMPLEMENTAÇÃO:

  • Ter concluído curso graduação ou demais cursos de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC);
  • Apresentar o certificado de conclusão do curso de Formação Continuada do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR) / Programa de Capacitação para Gestores Escolares (PROGESTÃO), oferecido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e MEC.
  • Ter aproveitamento igual ou superior a 7(sete), nas atividades avaliativas propostas para cada disciplina.

INFORMAÇÕES GERAIS:
  • Carga horária total: 300 horas (curso de formação continuada) + 120 horas (complementação) = 420h
  • Duração do curso: 5 meses
  • Encontros Presenciais: 8h (sábado ou domingo)
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Artigo Científico
  • Disciplinas a serem cursadas: 4 (quatro) 
  • O aluno terá um encontro presencial que consistirá na orientação para elaboração da Matriz Analítica (pré-projeto de pesquisa).Poderá assistir ao encontro no polo mais próximo ou de acordo com a formação de turma.

CERTIFICAÇÃO

Os requisitos para a aquisição do certificado são:
  • Estar com pagamento em dia e apresentar todas as documentações exigidas pelo Instituto Pró Saber (descritas na ficha de inscrição);
  • Aprovação com no mínimo 7,0 (sete) pontos, para cada disciplina;
  • Participar do Encontro Presencial.

INVESTIMENTO

  • Matrícula: R$ 50,00
  • Valor do curso: R$ 700,00
  • Formas de pagamento: A vista (5% de desconto) – R$ 665,00
  • Parcelado (cartão ou boleto): 5x R$140,00
  • Material Didático: Gratuito (Online)
 www.institutoprosaber.com.br/gestar

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sequência Didática 1ª da 8ª série Gestar aplicada 26/04

Sequência Didática 1ª da 7ª série Gestar aplicada 19/03

Sequência Didática 1ª da 6ª série Gestar aplicada 20/03

Sequência Didática 1ª da 5ª série Gestar aplicada em 19/03

Sequência Didática 2ª da 5ª série Gestar 30/07

Sequência Didática 2ª da 8ª série Gestar

Sequência Didática 2ª da 7ª série Gestar 24/07

Sequência Didática 2ª da 6ª série Gestar aplicada 30/07

terça-feira, 7 de maio de 2013

Chamada pública GESTAR 2013

Estão abertas as inscrições para professores da rede pública estadual que desejam atuar como formadores de língua portuguesa e matemática do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, nas 33 DIREC.

A Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT informa que para participar o professor, ocupante de cargo efetivo do quadro do Magistério Público do Estado da Bahia, com matrícula em regime de 40 horas semanais, deve possuir formação em letras ou matemática, ter conhecimentos básicos de informática, sobre o programa, apresentar disponibilidade para realizar viagens periódicas, visitas às escolas, participar de reuniões, eventos e das demais programações extraordinárias.

A coordenação fará a análise do currículo observando a formação acadêmica e a profissional, avaliando a titulação e a experiência profissional favorável ao perfil para atuar no programa, seguindo-se à chamada do selecionado para ingressar no processo de seleção simplificada. As datas das outras etapas da seleção (entrevista e prova didática) serão divulgadas aqui, no Portal da Educação, posteriormente.

Os candidatos selecionados, após aprovados, ingressarão como professores do Projeto-ação GESTAR na ESCOLA com atuação na competência do programa: formação continuada em serviço. Para participar da seleção, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la assinada e escaneada juntamente com o currículo atualizado, para o e-mail: selecaogestarbahia@gmail.com  

Veja a ficha de inscrição e o quadro de vagas disponibilizado no endereço: http://educadores.educacao.ba.gov.br/noticias/chamada-publica-gestar-2013

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Secretaria de Educaçã odo Estado da Bahia


Secretaria da Educação do Estado da Bahia lança o novo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) no dia 1º de fevereiro de 2013, com a oferta de mais de dois mil conteúdos educacionais à disposição de educadores e estudantes, como também de novos serviços de utilidade pública para a sociedade. Entre esses serviços, será lançado o sistema de Transparência na Escola, possibilitando a população acompanhar os recursos financeiros encaminhados e utilizados pelas escolas. Também será lançado o Boletim Online, que vai permitir aos estudantes e seus pais acompanharem as notas pela Internet. O novo portal apresenta uma convergência de mídias, conteúdos e sistemas de diversos setores da Secretaria com a participação das escolas.
Esses novos serviços estarão disponíveis na página de cada escola da rede estadual. A página será composta pelo endereço completo, mapa com geolocalização, nome dos gestores, porte da escola, número de estudantes, turnos de funcionamento, além dos indicadores do Ideb e Enem e todos os investimentos realizados pela unidade escolar. Agradecemos o apoio dos gestores para assegurar a atualização das informações de sua unidade tanto no Sistema de Gestão Escolar – SGE (notas dos estudantes), como no Transparência na Escola (despesas efetivadas).
E-MAIL OFICIAL – Para facilitar a comunicação das escolas com a Secretaria e a comunidade escolar, foi criado o e-mail oficial de cada unidade, que estará disponível em sua página no novo Portal da Educação. Visando assegurar agilidade e eficiência no processo de comunicação, solicitamos que cada gestor ative e passe a utilizar o e-mail nas correspondências e comunicados da escola pela internet.
INTERATIVIDADE - O novo Portal da Educação também traz áreas de interatividade, como a Rede Social Espaço Aberto, onde estudantes e educadores poderão produzir, compartilhar e aprender em tempo real, de forma divertida. O Estudante Repórter é o espaço em que estudantes podem publicar, diretamente no portal, notícias sobre sua unidade escolar e atividades lá desenvolvidas. No Espaço Cultura, são publicadas poesias, músicas, textos de produção de estudantes e educadores. E no Boas Práticas, os bons exemplos das escolas da rede estadual são publicados semanalmente.
Esperamos contar com a colaboração dos gestores para divulgar o novo Portal da Educação junto aos professores, servidores e estudantes da escola e também solicitamos a sua participação ativa para fazermos desse novo portal um espaço a serviço da escola.
Att,
Paulo Pontes
Chefe de Gabinete
Secretaria da Educação do Estado da Bahia