Pular para o conteúdo principal

Pré-inscrições para o Parfor vão até 18 de julho

 Professores devem manifestar interesse nos cursos pela Plataforma CAPES de Educação Básica; cadastro de currículos vai até o dia 13

 (Imagem ilustrativa - iStock)

O período de pré-inscrições para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) vai até 18 de julho. Educadores têm até a data para manifestar interesse nos cursos pré-aprovados pela Plataforma CAPES de Educação Básica.

Para isso é preciso cadastrar ou atualizar o currículo na Plataforma até 13 de julho. Depois, é só clicar na aba ‘Interesse em Formação’ e selecionar uma das opções que aparecerem. Vencida essa etapa, a secretaria de Educação a qual o interessado estiver vinculado validará as informações entre os dias 19 de julho e 19 de agosto.

Os cursos serão realizados se houver mais de 15 interessados. O resultado final, que trará as seis mil vagas a serem abertas em 2022, tem divulgação estimada para 5 de setembro, data que antecede o período para seleção e matrícula nas instituições de ensino: 6 a 30 de setembro.

No mês seguinte, começa o cronograma para 2023, com a publicação da oferta de cursos pré-aprovados em 5 de outubro. As demais datas constam na versão atualizada do Edital nº 8/2022. Serão abertas 12 mil vagas, seis mil em 2022 e o restante em 2023.

Sobre o programa

O Parfor incentiva a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, permitindo acesso à formação específica em curso de licenciatura na área em que atuam. Além disso, promove a articulação entre as instituições formadoras e as Secretarias de Educação, de acordo com as especificidades de cada rede.

Fonte: Redação CCS/CAPES

http://undime.org.br/

https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/pre-inscricoes-para-o-parfor-vao-ate-18-de-julho 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planificação de Poliedros

Postado  por  Antonio Barroso

Plano de curso de Matemática de acordo ao BNCC 6º ano 2020

PLANEJAMENTO ANUAL 20 20 Professor(a): Antonio Carlos Barroso                                               Turma: 6º ano do Ensino Fundamental Disciplina: Matemática 01 –   COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A SEREM TRABALHADAS NO DECORRER DO ANO As competências gerais da BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2 . Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investig