terça-feira, 23 de outubro de 2012

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM da MATEMÁTICA

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM da MATEMÁTICA 1. EM RELAÇÃO AOS NÚMEROS NATURAIS: • Ler e escrever, comparar, ordenar números pela compreensão das características do sistema numérico. • Contar em escola ascende e descendente, a partir de qualquer número dado. TRABALHAR: quadros de números, ordem crescente e decrescente, sequencias numéricas, sucessor e antecessor, ditados iterativos. 2. EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO: • Ler e interpretar tabelas simples. • Ler e compreender gráficos de colunas. TRABALHAR: tabelas e gráficos simples. 3. EM RELAÇÃO A: GRANDEZAS E MEDIDAS: • Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas, em função de seus valores. • Estabelecer relação entre unidades de tempo – dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano – e fazer a leitura das horas. • Produzir escritas que representem o resultado de uma medição, comunicando o resultado por meio de seus elementos constitutivos. TRABALHAR: sistema monetário, calendário, sistema de medidas (quilo, metro) e horas. 4. EM RELAÇÃO A ESPAÇO E FORMA: • Representar a localização de um objeto ou uma pessoa no espaço, pela analise de maquetes, esboços e croquis. • Representar a movimentação de um objeto ou pessoa no espaço por meio de esboços e croquis que mostrem trajetos. • Diferenciar figuras tridimensionais de figuras bidimensionais. • Perceber semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e círculos. TRABALHAR: lateralidade, trajetórias, figuras geométricas planas e sólidos geométricos, maquetes (?) 5. EM RELAÇÃO A OPERAÇÕES E CÁLCULOS: • Interpretar e resolver Situações-problema envolvendo adição e subtração. • Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculo mental e exato das adições e subtrações. • Calcular a soma e/ou subtração de números naturais utilizando técnicas convencionais ou não. • Utilizar estimativas para avaliar a adequação do resultado de uma adição e/ou subtração. • Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo significados da multiplicação, a partir de estratégias pessoais. • Calcular resultados de multiplicação, por meio de estratégias pessoais. • Construir fatos básicos da multiplicação (por 2, por 3, por 4, por 5) a partir de situações-problemas, para constituição de repertório a ser utilizado no calculo. • Interpretar e resolver situações-problemas, compreendendo significados da divisão e utilizando estratégias pessoais. visite meus blogs aqui e aqui TRABALHAR: situações-problema do campo aditivo e multiplicativo, decomposição numérica, operações matemáticas do campo aditivo e multiplicativo, atividades de estimativa de resultados, trabalhar noções de tabuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Radiciação de Inteiros