Esse é o blog de Carlos Barroso, Professor de Matemática .Trabalho no Colégio Estadual Dinah Gonçalves . Valéria-Salvador-Bahia Inscreva-se já no meu canal www.youtube.com/accbarroso1 e receba as videoaulas no seu email
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
domingo, 29 de novembro de 2015
Mestrado Profissional em Matemática
TENÇÃO!
O PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática) está com edital previsto para ser lançado nesta próxima segunda-feira (30/11):
* Site Oficial: http://www.profmat-sbm.org.br/
* Coleção de material: http://bit.ly/1PTMcCV
* Informações a respeito: http://bit.ly/1lndHYv e
http://bit.ly/1RdGZp7
O PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática) está com edital previsto para ser lançado nesta próxima segunda-feira (30/11):
* Site Oficial: http://www.profmat-sbm.org.br/
* Coleção de material: http://bit.ly/1PTMcCV
* Informações a respeito: http://bit.ly/1lndHYv e
http://bit.ly/1RdGZp7
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
SEC/Bahia: JORNADA PEDAGÓGICA 2015 DA REDE ESTADUAL
Colegas,
Vejam a programação distribuída pela SEC/Bahia para a jornada pedagógica, que terá início quarta-feira, dia 04 de março.
Aproveitem bem os últimos dias de descanso.
Abr !
Apresentação
A Jornada Pedagógica 2015 constitui-se em um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, que busca a construção do planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão sobre os resultados das avaliações internas e externas, da tomada de decisão e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste ano, a jornada tratará do tema“Escola que ensina, Escola que aprende”, na perspectiva de evidenciar o necessário diálogo entre planejamento articulado e avaliação como referência para as aprendizagens. Desse modo, ressaltamos a importância da participação de todos/as da Secretaria da Educação – Órgão Central, Núcleos Regionais de Educação (NRE), Instituto Anísio Teixeira (IAT) e Unidades Escolares – nessa jornada, para garantir aos/às nossos/as estudantes o Direito de Aprender.
Ótimo trabalho a todos/as!
Objetivo Geral
Planejar o ano letivo de 2015 a partir da análise e apropriação dos dados avaliativos da unidade escolar, para melhoria das aprendizagens e do processo formativo do/a estudante.
Objetivos Específicos
Planejar o trabalho do ano letivo de 2015 a partir dos dados sistematizados da unidade escolar, considerando: distorção idade/série, aprovação, reprovação e abandono e os resultados das avaliações externas - Prova Brasil, Avalie, ENEM e IDEB.
Identificar os indicadores críticos, evidenciados pela análise dos dados da unidade escolar, e suas possíveis causas, para subsidiar o estabelecimento de ações e metas.
Elaborar o planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos do processo de ensino e de aprendizagem, dos tempos pedagógicos e das especificidades do turno matutino.
Estruturar e fortalecer a organização do trabalho pedagógico coletivo da unidade escolar, considerando: Projeto Político Pedagógico (PPP), Planejamentos Anuais, articulação dos projetos estruturantes e Atividades Complementares (AC).
Mobilizar a unidade escolar para a compreensão da avaliação da aprendizagem como referência para o fazer pedagógico e fortalecimento das aprendizagens significativas.
Programação - Turno Vespertino
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1° Dia – 04/02/2015 (quarta-feira)
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13h30
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Acolhimento
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14h00
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Abertura– Apresentação da proposta de trabalho.
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14h15
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Vídeo Jornada Pedagógica 2015
· Exibição e reflexão sobre a importância desse momento.
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14h30
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ESCOLA QUE ENSINA, ESCOLA QUE APRENDE – Articulando avaliação e aprendizagem no currículo
· Discussão sobre a interdependência do ato de ensinar e o processo de aprendizagem;
· Avaliação da aprendizagem como referência para o fazer pedagógico e fortalecimento das aprendizagens.
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16h00
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Diagnóstico da Escola – ponto de partida para o planejamento
· Estudo, avaliação e apropriação dos dados da escola, com base nos resultados das avaliações internas e avaliações externas – discussão e tomada de decisão quanto aos objetivos, às metas e às ações a serem adotadas para o ano letivo, em consonância com o PPP.
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17h30
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Encerramento
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Continuação – 2 º e 3 ° dia
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A programação do 2° e do 3° dia da Jornada Pedagógica, do turno vespertino, será elaborada pela unidade escolar, observando a inclusão das seguintes atividades inerentes ao planejamento:
· Discussão inicial para elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica da Escola (PIP) 2015, utilizando o SIMPAIP – a partir da análise dos resultados das avaliações da escola (relatórios disponibilizados no Portal da Educação);
· Inclusão, no planejamento, de estratégias de mobilização de professores e estudantes para a realização da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc) / Prova Brasil.
· Planejamento por Área de Conhecimento;
· Elaboração do Plano por Componente Curricular – considerando as áreas do conhecimento, a articulação dos Projetos Estruturantes e os instrumentos e conteúdos referenciais, disponíveis no Portal da Educação;
· Elaboração do Plano por Ano/Série/Tempo pedagógico;
· Planejamento das Atividades Complementares (AC) por Área de Conhecimento - inserção da “Agenda de subsídios à organização do trabalho pedagógico”;
· Socialização do planejamento;
· Avaliação da Jornada e preenchimento do Relatório Síntese da Jornada (Disponível no Portal da Educação).
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A programação do 2° e do 3° dia da Jornada Pedagógica, do turno vespertino, será elaborada pela unidade escolar, observando a inclusão das seguintes atividades inerentes ao planejamento:
· Discussão inicial para elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica da Escola (PIP) 2015, utilizando o SIMPAIP – a partir da análise dos resultados das avaliações da escola (relatórios disponibilizados no Portal da Educação);
· Inclusão, no planejamento, de estratégias de mobilização de professores e estudantes para a realização da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc) / Prova Brasil.
· Planejamento por Área de Conhecimento;
· Elaboração do Plano por Componente Curricular – considerando as áreas do conhecimento, a articulação dos Projetos Estruturantes e os instrumentos e conteúdos referenciais, disponíveis no Portal da Educação;
· Elaboração do Plano por Ano/Série/Tempo pedagógico;
· Planejamento das Atividades Complementares (AC) por Área de Conhecimento - inserção da “Agenda de subsídios à organização do trabalho pedagógico”;
· Socialização do planejamento;
· Avaliação da Jornada e preenchimento do Relatório Síntese da Jornada (Disponível no Portal da Educação).
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Programação - Turno Matutino
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1° Dia – 04/02/2015 (quarta-feira)
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07h30
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Acolhimento
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08h00
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Abertura– Apresentação da proposta de trabalho.
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08h15
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Vídeo Jornada Pedagógica 2015
· Exibição e reflexão sobre a importância desse momento.
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08h30
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ESCOLA QUE ENSINA, ESCOLA QUE APRENDE – Articulando avaliação e aprendizagem no currículo
· Discussão sobre a interdependência do ato de ensinar e o processo de aprendizagem;
· Avaliação da aprendizagem como referência para o fazer pedagógico e fortalecimento das aprendizagens.
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10h00
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Diagnóstico da Escola – ponto de partida para o planejamento
· Estudo, avaliação e apropriação dos dados da escola, com base nos resultados das avaliações internas e avaliações externas – discussão e tomada de decisão quanto aos objetivos, às metas e às ações a serem adotadas para o ano letivo, em consonância com o PPP.
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11h30
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Encerramento
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Continuação – 2 º e 3 ° dia
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A programação do 2° e do 3° dia da Jornada Pedagógica, do turno matutino, será elaborada pela unidade escolar, observando a inclusão das seguintes atividades inerentes ao planejamento:
· Discussão inicial para elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica da Escola (PIP) 2015, utilizando o SIMPAIP – a partir da análise dos resultados das avaliações da escola (relatórios disponibilizados no Portal da Educação);
· Inclusão, no planejamento, de estratégias de mobilização de professores e estudantes para a realização da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc) / Prova Brasil.
· Planejamento por Área de Conhecimento;
· Elaboração do Plano por Componente Curricular – considerando as áreas do conhecimento, a articulação dos Projetos Estruturantes e os instrumentos e conteúdos referenciais, disponíveis no Portal da Educação;
· Elaboração do Plano por Ano/Série/Tempo pedagógico;
· Planejamento das Atividades Complementares (AC) por Área de Conhecimento -inserção da “Agenda de subsídios à organização do trabalho pedagógico”;
· Socialização do planejamento;
· Avaliação da Jornada e preenchimento do Relatório Síntese da Jornada (Disponível no Portal da Educação)
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quarta-feira, 16 de abril de 2014
Gestar II
O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.
Orientações Gerais
Resolução CD-FNDE nº 24
Material de ensino
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