domingo, 29 de novembro de 2015

Mestrado Profissional em Matemática

TENÇÃO!
PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática) está com edital previsto para ser lançado nesta próxima segunda-feira (30/11):
* Site Oficial: http://www.profmat-sbm.org.br/
* Coleção de material: http://bit.ly/1PTMcCV
* Informações a respeito: http://bit.ly/1lndHYv e 
http://bit.ly/1RdGZp7

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

SEC/Bahia: JORNADA PEDAGÓGICA 2015 DA REDE ESTADUAL‏



Colegas,
Vejam a programação distribuída pela SEC/Bahia  para a jornada pedagógica, que terá início quarta-feira, dia 04 de março.  
Aproveitem  bem os últimos dias de descanso. 
Abr !
 
Apresentação
 
A Jornada Pedagógica 2015 constitui-se em um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, que busca a construção do planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão sobre os resultados das avaliações internas e externas, da tomada de decisão e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste ano, a jornada tratará do tema“Escola que ensina, Escola que aprende”, na perspectiva de evidenciar o necessário diálogo entre planejamento articulado e avaliação como referência para as aprendizagens. Desse modo, ressaltamos a importância da participação de todos/as da Secretaria da Educação – Órgão Central, Núcleos Regionais de Educação (NRE), Instituto Anísio Teixeira (IAT) e Unidades Escolares – nessa jornada, para garantir aos/às nossos/as estudantes o Direito de Aprender.
Ótimo trabalho a todos/as!
 
Objetivo Geral
 
Planejar o ano letivo de 2015 a partir da análise e apropriação dos dados avaliativos da unidade escolar, para melhoria das aprendizagens e do processo formativo do/a estudante.
 
Objetivos Específicos
 
Planejar o trabalho do ano letivo de 2015 a partir dos dados sistematizados da unidade escolar, considerando: distorção idade/série, aprovação, reprovação e abandono e os resultados das avaliações externas - Prova Brasil, Avalie, ENEM e IDEB.
 
Identificar os indicadores críticos, evidenciados pela análise dos dados da unidade escolar, e suas possíveis causas, para subsidiar o estabelecimento de ações e metas.
 
Elaborar o planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos do processo de ensino e de aprendizagem, dos tempos pedagógicos e das especificidades do turno matutino.
 
Estruturar e fortalecer a organização do trabalho pedagógico coletivo da unidade escolar, considerando: Projeto Político Pedagógico (PPP), Planejamentos Anuais, articulação dos projetos estruturantes e  Atividades Complementares (AC).
 
Mobilizar a unidade escolar para a compreensão da avaliação da aprendizagem como referência para o fazer pedagógico e fortalecimento das aprendizagens significativas. 

Programação  - Turno Vespertino
1° Dia – 04/02/2015 (quarta-feira)
13h30
Acolhimento
14h00
Abertura– Apresentação da proposta de trabalho.
14h15
Vídeo Jornada Pedagógica 2015
·         Exibição e reflexão sobre a importância desse momento.

14h30
ESCOLA QUE ENSINA, ESCOLA QUE APRENDE – Articulando avaliação e aprendizagem no currículo
·         Discussão sobre a interdependência do ato de ensinar e o processo de aprendizagem;
·         Avaliação da aprendizagem como referência para o fazer pedagógico e fortalecimento das aprendizagens.
 
16h00
Diagnóstico da Escola – ponto de partida para o planejamento
·         Estudo, avaliação e apropriação dos dados da escola, com base nos resultados das avaliações internas e avaliações externas – discussão e tomada de decisão quanto aos objetivos, às metas e às ações a serem adotadas para o ano letivo, em consonância com o PPP.
17h30
Encerramento
 
Continuação – 2 º e 3 ° dia
A programação do 2° e do 3° dia da Jornada Pedagógica, do turno vespertino, será elaborada pela unidade escolar, observando a inclusão das seguintes atividades inerentes ao planejamento:
 
·         Discussão inicial para elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica da Escola (PIP) 2015, utilizando o SIMPAIP – a partir da análise dos resultados das avaliações da escola (relatórios disponibilizados no Portal da Educação);
·         Inclusão, no planejamento, de estratégias de mobilização de professores e estudantes para a realização da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc) / Prova Brasil.
·         Planejamento por Área de Conhecimento;
·         Elaboração do Plano por Componente Curricular – considerando as áreas do conhecimento, a articulação dos Projetos Estruturantes e os instrumentos e conteúdos referenciais, disponíveis no Portal da Educação;
·         Elaboração do Plano por Ano/Série/Tempo pedagógico;
·         Planejamento das Atividades Complementares (AC) por Área de Conhecimento - inserção da “Agenda de subsídios à organização do trabalho pedagógico”;
·         Socialização do planejamento;
·         Avaliação da Jornada e preenchimento do Relatório Síntese da Jornada (Disponível no Portal da Educação).

 

A programação do 2° e do 3° dia da Jornada Pedagógica, do turno vespertino, será elaborada pela unidade escolar, observando a inclusão das seguintes atividades inerentes ao planejamento:
 
·         Discussão inicial para elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica da Escola (PIP) 2015, utilizando o SIMPAIP – a partir da análise dos resultados das avaliações da escola (relatórios disponibilizados no Portal da Educação);
·         Inclusão, no planejamento, de estratégias de mobilização de professores e estudantes para a realização da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc) / Prova Brasil.
·         Planejamento por Área de Conhecimento;
·         Elaboração do Plano por Componente Curricular – considerando as áreas do conhecimento, a articulação dos Projetos Estruturantes e os instrumentos e conteúdos referenciais, disponíveis no Portal da Educação;
·         Elaboração do Plano por Ano/Série/Tempo pedagógico;
·         Planejamento das Atividades Complementares (AC) por Área de Conhecimento - inserção da “Agenda de subsídios à organização do trabalho pedagógico”;
·         Socialização do planejamento;
·         Avaliação da Jornada e preenchimento do Relatório Síntese da Jornada (Disponível no Portal da Educação).

 
 

Programação  - Turno Matutino
1° Dia – 04/02/2015 (quarta-feira)
07h30
Acolhimento
08h00
Abertura– Apresentação da proposta de trabalho.
08h15
Vídeo Jornada Pedagógica 2015
·        Exibição e reflexão sobre a importância desse momento.
08h30
ESCOLA QUE ENSINA, ESCOLA QUE APRENDE – Articulando avaliação e aprendizagem no currículo
·      Discussão sobre a interdependência do ato de ensinar e o processo de aprendizagem;
·      Avaliação da aprendizagem como referência para o fazer pedagógico e fortalecimento das aprendizagens.
 
10h00
Diagnóstico da Escola – ponto de partida para o planejamento
·      Estudo, avaliação e apropriação dos dados da escola, com base nos resultados das avaliações internas e avaliações externas – discussão e tomada de decisão quanto aos objetivos, às metas e às ações a serem adotadas para o ano letivo, em consonância com o PPP.
 
11h30
Encerramento
 
Continuação – 2 º e 3 ° dia
A programação do 2° e do 3° dia da Jornada Pedagógica, do turno matutino, será elaborada pela unidade escolar, observando a inclusão das seguintes atividades inerentes ao planejamento:
 
·         Discussão inicial para elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica da Escola (PIP) 2015, utilizando o SIMPAIP – a partir da análise dos resultados das avaliações da escola (relatórios disponibilizados no Portal da Educação);
·         Inclusão, no planejamento, de estratégias de mobilização de professores e estudantes para a realização da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc) / Prova Brasil.
·         Planejamento por Área de Conhecimento;
·         Elaboração do Plano por Componente Curricular – considerando as áreas do conhecimento, a articulação dos Projetos Estruturantes e os instrumentos e conteúdos referenciais, disponíveis no Portal da Educação;
·         Elaboração do Plano por Ano/Série/Tempo pedagógico;
·         Planejamento das Atividades Complementares (AC) por Área de Conhecimento -inserção da “Agenda de subsídios à organização do trabalho pedagógico”;
·         Socialização do planejamento;
·         Avaliação da Jornada e preenchimento do Relatório Síntese da Jornada (Disponível no Portal da Educação)
​.​
 
 
 
 

Programação  - Turno
​Noturno
 
1° Dia – 04/02/2015 (quarta-feira)
18h00
Acolhimento
18h30
Abertura– Apresentação da proposta de trabalho.
18h45
Vídeo Jornada Pedagógica 2015
·         Exibição e reflexão sobre a importância desse momento.
19h00
ESCOLA QUE ENSINA, ESCOLA QUE APRENDE – Articulando avaliação e aprendizagem no currículo
·         Discussão sobre a interdependência do ato de ensinar e o processo de aprendizagem;
·         Avaliação da aprendizagem como referência para o fazer pedagógico e fortalecimento das aprendizagens.
 
20h30
Diagnóstico da Escola – ponto de partida para o planejamento
·         Estudo, avaliação e apropriação dos dados da escola, com base nos resultados das avaliações internas e avaliações externas – discussão e tomada de decisão quanto aos objetivos, às metas e às ações a serem adotadas para o ano letivo, em consonância com o PPP.
22h00
Encerramento
 
Continuação – 2 º e 3 ° dia
A programação do 2° e do 3° dia da Jornada Pedagógica, do turno noturno, será elaborada pela unidade escolar, observando a inclusão das seguintes atividades inerentes ao planejamento:
 
·         Discussão inicial para elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica da Escola (PIP) 2015, utilizando o SIMPAIP – a partir da análise dos resultados das avaliações da escola (relatórios disponibilizados no Portal da Educação);
·         Inclusão, no planejamento, de estratégias de mobilização de professores e estudantes para a realização da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc) / Prova Brasil.
·         Planejamento por Área de Conhecimento;
·         Elaboração do Plano por Componente Curricular – considerando as áreas do conhecimento, a articulação dos Projetos Estruturantes e os instrumentos e conteúdos referenciais, disponíveis no Portal da Educação;
·         Elaboração do Plano por Ano/Série/Tempo pedagógico;
·         Planejamento das Atividades Complementares (AC) por Área de Conhecimento - inserção da “Agenda de subsídios à organização do trabalho pedagógico”;
·         Socialização do planejamento;
·         Avaliação da Jornada e preenchimento do Relatório Síntese da Jornada (Disponível no Portal da Educação).

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